Os dados divulgados há pouco pelo Ministério da Administração Interna revelam que até às 12 horas deste domingo, a afluência de votantes às urnas cifrava-se nos 25,21%.
A percentagem de votos é superior à registada em 2022, ano em que até ao meio-dia tinham votado 23,27% dos eleitores. Já no dia 6 de outubro de 2019, antes da pandemia, a afluência média às urnas à mesma hora estimava-se em 18,83% dos eleitores.
Concorrem a estas eleições legislativas antecipadas 18 forças políticas, menos três do que nas eleições de 2019 e 2022.
A Nova Direita é o único partido estreante neste ato eleitoral, juntando-se a PS, Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM), Chega, IL, BE, CDU (PCP/PEV), PAN, Livre, Nós, Cidadãos!, Alternativa 21 (MPT/Aliança), ADN, PTP, RIR, JPP, Ergue-te, MAS, Volt Portugal e PCTP/MRPP.
Dois deputados, um ex-presidente da câmara e um pescador concorrem aos dez mandatos do círculo eleitoral de Leiria. Recorde-se que nas eleições legislativas de 2022 o PS ganhou o círculo de Leiria com 35,73% dos votos, elegendo cinco deputados, o PSD obteve 34,68% e elegeu quatro representantes e o último deputado por Leiria foi eleito pelo Chega, com 8,02% dos votos.
Fonte da CNE disse à Lusa que a votação para as eleições legislativas de hoje, que se iniciou às 8 horas, está “na generalidade do país a acontecer com normalidade”.
Pelas 11h30, o porta-voz da CNE, Fernando Anastácio, referiu que “não tem reporte de qualquer situação anómala”, estando o procedimento eleitoral a decorrer “com toda a normalidade, com questões e dúvidas que se vão colocando ao longo do dia, mas nada de transcendente, umas reclamações ou outras de alguns cidadãos” que estão a ser analisadas e tratadas.
As mesas de voto encerram às 19 horas.
(Notícia atualizada às 14h20 de 10 de março de 2024, com a indicação de que a ida às urnas está a acontecer com normalidade)