Uma embarcação de pesca, com seis pessoas a bordo, encalhou na madrugada deste sábado, na praia do Molhe Leste, no concelho de Peniche, e a sua remoção só será possível quando as condições meteorológicas o permitirem.
A embarcação está encalhada a 30 metros do areal da praia e os tripulantes conseguiram sair da mesma pelos próprios meios, tendo sido assistidos no local e transportados para uma unidade hospitalar, refere um comunicado da Autoridade Marítima Nacional.
O alerta foi dado pelas 2 horas, tendo sido ativados para o local elementos do comando local da Polícia Marítima de Peniche, meios náuticos e tripulantes da Estação Salva-vidas de Peniche, assim como elementos da Proteção Civil e dos Bombeiros Voluntários de Peniche.
Devido às condições meteorológicas, os objetos da embarcação, assim como diversos destroços, foram dar à praia, tendo os elementos da Câmara Municipal de Peniche, com o apoio da Proteção Civil e dos elementos do armador da embarcação, realizado as operações de limpeza.
O comandante da Polícia Marítima de Peniche, Nuno Mota Moreira, adiantou à Lusa que se desconhecem as causas que estarão na origem desta ocorrência, prosseguindo um processo de averiguações.
“Não há risco de vidas nem ambientais. Aguardamos a proposta do armador para a remoção da embarcação, que só acontecerá logo que as condições meteorológicas o permitirem”, afirmou o comandante.
Peniche está sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera até, pelo menos, domingo, pelo que Nuno Mota Moreira admitiu que a remoção não deverá acontecer nas próximas horas.
“Só avançará quando as condições meteorológicas o permitirem fazer em segurança”, reforçou.
O comunicado da Autoridade Marítima Nacional informa ainda que a Unidade Central de Investigação Criminal da Polícia Marítima irá efetuar registo de imagens para avaliação de risco de poluição, até à remoção da embarcação.