O festival A Porta regressa em junho e este ano há, pelo menos, uma novidade: pela primeira vez, o festival abre inscrições para quem pretenda ser anfitrião de um dos jantares temáticos do evento, que são realizados todos os anos.
Os jantares acontecem entre 10 e 13 de junho e para os acolher é necessária disponibilidade nestas datas e capacidade para sentar 30 pessoas à mesa, com a respetiva louça. O anfitrião precisa também de ter uma cozinha equipada e disponível para receber a equipa do festival, que está responsável pela organização dos jantares.
A organização explica em comunicado que a ementa será feita por um chef e haverá um artista a servir uma “sobremesa cultural”, que pode ser musicada. Os jantares temáticos têm uma duração entre 3 a 4 horas, excluindo a preparação prévia. O acolhimento de um destes jantares requer ainda a disponibilidade para receber uma visita da organização do festival, entre 23 e 26 de março.
Os interessados em receber um jantar temático devem inscrever-se até 10 de março, mediante o preenchimento do formulário disponível aqui.
Os jantares temáticos são uma oportunidade de convívio e partilha com a comunidade, promovendo a descoberta de novas comidas, casas, pessoas e culturas. Os lugares estão sujeitos à compra de bilhete, exceto para as pessoas anfitriãs e respetivo agregado familiar.
A nona edição do festival A Porta decorre entre 9 e 16 de junho e à semelhança dos anos anteriores conta com atividades para toda a família, concertos, workshops, instalações, exposições, residências artísticas, almoços comunitários, feiras de autor e jantares temáticos.
No ano passado, o evento atraiu cerca de 15 mil pessoas, das quais 2 mil eram crianças.