O que vai fazer este sábado entre as 20h30 e as 21h30? Desligar as luzes, associando-se a um evento histórico da WWF, que reúne milhões de pessoas em todo o mundo.
“Pequenas Ações com Grande Impacto” é o tema da iniciativa Hora do Planeta deste ano, à qual diversas entidades públicas e privadas se voltam a juntar.
Na região, a Câmara de Leiria vai desligar as luzes do edifício dos Paços do Concelho serão desligadas, por 60 minutos, e todos os cidadãos são convidados a repetir o gesto nas suas casas, contribuindo para tornar o planeta mais sustentável.
A Hora do Planeta surgiu no dia 31 de março de 2007, em Sydney, Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes durante 60 minutos como alerta sobre a perda da natureza devido às alterações climáticas e sobre a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
O sucesso foi tal que rapidamente milhões de pessoas em todo o mundo — particulares, empresas, instituições e governos — aderiram, representando hoje o maior movimento global pela defesa do ambiente, com mais de 190 países e territórios (90% do planeta) unidos através de um gesto simbólico.
Portugal foi um dos países que se juntaram logo em 2008, tendo já desligado luzes de espaços como: Ponte 25 de Abril, Cristo Rei e MAAT (Lisboa), Estação de S. Bento, Ponte da Arrábida e Ponte do Freixo (Porto), o Farol da Nazaré (Nazaré), entre muitos outros.
Também outros edifícios e monumentos emblemáticos a nível mundial ficam às escuras durante uma hora, nomeadamente: Torre Eiffel em Paris, Coliseu em Roma, Ópera de Sydney na Austrália, Estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Big Ben em Londres e Empire State Building e sede das Nações Unidas, ambos em Nova Iorque (EUA).
A iniciativa é promovida pela WWF, World Wide Fund for Nature, uma das maiores e mais respeitadas organizações independentes de conservação do planeta, com uma rede global ativa em mais de 120 países.