Não é todos os dias que um músico de 15 anos se apresenta sozinho em palco. E não é para todos ter a Omnichord a avisar: este é “um nome a fixar”. É assim com Thispage, que estreia no festival Clap Your Hands esta quinta-feira, dia 28 (21h30, 7,5 euros), na primeira parte de Santa Lúcida.
Thispage é a nova página na vida criativa de Leonardo Pinto, de Pombal. Ele faz parte dos 2Inc – e do recente spin-off Cego, Surdo e Mudo – e de Desenhos Concertados, com Rapaz Improvisado, e mostra a Leiria o projeto amadurecido no laboratório musical Omnilab e inspirado nas bandas indie e low-fi que ouve. Thispage é, por isso, “indie, um bocadinho noise (porque faz sempre bem à saúde)”, com algumas “músicas mais calminhas”, em inglês.
Quando mais novo, Leonardo teve aulas de canto e até ganhou o Crianças ao Palco Pombal. “Não gosto de falar nisso, foi uma fase um bocadinho foleira da minha vida…”.
Há três anos começou a fazer música “como os Ena Pá 2000”, com “um microfone muito ranhoso e letras ainda mais ranhosas”, lembra, divertido. A coisa tornou-se mais séria há dois anos: começou a aprender técnicas de produção e a trabalhar sons mais experimentais. “Não toco muito bem, mas se as ideias estiverem lá e as conseguir transmitir…”.
A dias de pisar o palco do Miguel Franco, Leonardo admite ansiedade, mas sente-se “um privilegiado e sortudo”. E depois nova página? “Espero ter muitas mais”. Seja na música ou na animação digital, em que gostava de prosseguir estudos.