Esta noite, o Museu do Vidro, na Marinha Grande, abre portas a quem o quiser visitar na companhia dos irmãos Stephens e do Marquês de Pombal, personagens históricas ligadas à origem da industrial do vidro na cidade.
Em concreto, estão previstas quatro visitas noturnas este sábado, dia 16, às 20, 21, 22 e 23 horas. O Marquês de Pombal e os irmãos Guilherme e Philadelphia Stephens serão os guias destas visitas, abertas a grupos de 25 pessoas de cada vez.
Na verdade, é transparente como o vidro, que não serão propriamente aquelas personagens históricas a guiar os visitantes. Marquês de Pombal, Guilherme e Philadelphia Stephens, serão personagens interpretadas por atores do “Teatro do Botão”: “darão as boas-vindas ao público no foyer, cumprimentando e acolhendo-o no palácio e interagindo entre si”, detalha nota do município da Marinha Grande, entidade organizadora da iniciativa.
“Marquês de Pombal e Guilherme Stephens apresentarão de forma sucinta a história do vidro em Portugal. De seguida, os três guiarão o público pelas escadas, para mais uma cena na Varanda dos Músicos”, explicita a informação municipal.
Durante a visita, “as personagens farão uma breve explicação das salas e do conteúdo dos dois pisos visitáveis do Museu, incentivando o visitante à descoberta de curiosidades de forma autónoma sobre a exposição de longa duração”.
Esta visita guiada integra-se no programa da Semana do Turismo Industrial. A participação é gratuita, limitada, no entanto, a 25 pessoas por grupo, sujeita a inscrição prévia através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt, indicando o horário pretendido (20h00, 21h00, 22h00 e 23h00).