O atual presidente da União de Freguesias de Marrazes e Barosa, Paulo Clemente, vai ser candidato a presidente da Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista (PS).
O anúncio foi feito pelo próprio, em comunicado, referindo que “na sequência dos resultados eleitorais das últimas eleições legislativas, e face à ameaça resultante do crescimento desmesurado do populismo, é imperativo, de uma vez por todas, mudar de paradigma, se queremos salvar a democracia”.
Paulo Clemente defende que se trata de uma “candidatura verdadeiramente nova, sem vícios, sem esquemas combinados e sem negociatas para atribuição de lugares e em diálogo permanente com todas e todos”, cujo lema é “Pela Competência”.
Por decisão das estruturas nacionais do PS, os atuais mandatos dos órgãos do partido foram encurtados – deveriam terminar apenas no próximo ano -, de forma a que as disputas internas não coincidam com o processo de escolha dos candidatos às eleições autárquicas de 2025.
Cláudia Avelar, líder das Mulheres Socialistas no distrito, também anunciou a sua candidatura ao cargo, em novembro passado.
As eleições para a Federação Distrital Socialista de Leiria ainda não estão marcadas e devem acontecer nos próximos meses. O vencedor sucede a Walter Chicharro, atual presidente da Federação, eleito deputado nas legislativas, que cumpre o seu segundo mandato.