Das 991 freguesias identificadas a nível nacional como prioritárias para efeitos de fiscalização da gestão de combustível, no âmbito das medidas de combate a incêndios rurais, 30 situam-se na região de Leiria.
As ações de fiscalização nessas freguesias irão decorrer entre 1 e 31 de maio nos terrenos confinantes a edifícios em espaços rurais (numa faixa de 50 metros) e nos aglomerados populacionais. Para as redes viária e ferroviária e nas linhas de transporte e distribuição de energia elétrica, terão lugar entre 1 e 30 de junho.
No concelho de Leiria, apenas a freguesia de Bidoeira de Cima foi sinalizada como prioritária, de acordo com a lista publicada, na terça-feira, em Diário da República.
Já em Porto de Mós, foram identificadas seis (Alqueidão da Serra, Mira de Aire, São Bento, Serro Ventoso, Alvados e Alcaria, e Arrimal e Mendiga).
Da lista, constam ainda Abiul, Almagreira, Carnide, Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, e Vila Cã (Pombal); Espite, Fátima, Rio de Couros e Casal dos Bernardos, e Urqueira (Ourém); Alvaiázere e Maçãs de Dona Maria (Alvaiázere); Reguengo do Fetal e São Mamede (Batalha); e Nazaré e Valado dos Frades (Nazaré).
Ficam ainda abrangidos os territórios correspondentes aos concelhos de Castanheira de Pera (uma freguesia), de Figueiró dos Vinhos (quatro) e de Pedrógão Grande (três).
O despacho adverte ainda que “a definição destas prioridades não isenta os agentes gestores do território” do cumprimento da lei na gestão de fogos rurais.
No ano passado, a GNR sinalizou 3.166 terrenos por falta de limpeza no distrito de Leiria.