Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Leiria lançaram, na passada sexta-feira, um alerta relacionado com “campanhas enganosas” efetuadas por “empresas que comercializam sistemas ‘purificadores’ de água”, argumentando que a água da rede pública não tem qualidade. Uma alegação que os SMAS rebatem categoricamente.
Segundo apurou o REGIÃO DE LEIRIA junto dos SMAS, estas campanhas são recorrentes e periódicas.
Desde o início do ano, os serviços registaram 12 denúncias e pedidos de informação de consumidores, que relataram terem sido contactados por vendedores “para agendamento de uma visita, para prestação de esclarecimentos sobre a qualidade e análises à água consumida na habitação”, induzindo “a ideia de que a água distribuída pelos SMAS de Leiria é de má qualidade e provoca sintomas de doenças físicas”.
Os alertas têm surgido de vários pontos do concelho, em particular de freguesias da zona urbana e a sul do concelho.
Os SMAS garantem, contudo, que a água distribuída através da rede pública “é segura e controlada por análises rigorosas, efetuadas desde a origem à torneira do consumidor, de acordo com a legislação em vigor que rege a qualidade da água destinada ao consumo humano”.
“Todo o processo é supervisionado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e pela autoridade de saúde”, sendo os resultados “divulgados trimestralmente no site dos SMAS de Leiria”, acrescentam.