O ano de 2024 vai ter um papel importante no desenvolvimento e promoção do andebol de praia. Portugal vai participar no campeonato do mundo, com as equipas masculina e feminina, em junho, na China, uma qualificação alcançada no último ano, durante o EHF BH EURO 2023, na Nazaré. Também este verão, a modalidade estará nos Jogos Olímpicos como modalidade de demonstração.
A par desta realidade internacional, os campeonatos regionais e nacional prometem movimentar centenas de atletas todos os fins de semana.
De forma a contribuir para o crescimento desta variante e potenciar o número de equipas e atletas de formação, o Académico de Leiria – que organizou o primeiro torneio de andebol de praia em Portugal, na Praia do Pedrógão, em 1994 – está a lançar uma “escolinha” de andebol de praia, para atletas, dos 8 aos 12 anos.
As inscrições estão a decorrer pelo email andebolpraia.academicodeleiria@gmail.com e os treinos, que deverão arrancar no final de junho, vão acontecer nos campos de areia do Atlético Clube de Sismaria, Leiria.
A ideia será criar um “ambiente familiar”, aproveitado a “alegria do verão”, para ajudar mais atletas a ter iniciação à modalidade e criar bases para o futuro. Nestes escalões não há competições, mas estão a ser pensados encontros de escolinhas.