Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Teatro

História das rádios que “sintonizaram” o 25 de Abril contada em Unimogs no RA4 esta terça-feira

“Ondas da Liberdade”, novo espetáculo do Leirena Teatro, é apresentado no Regimento de Artilharia nº4, em Leiria, na noite deste dia 30 de abril.

As senhas e os comunicados fundamentais à Revolução dos Cravos inspiram a nova peça do Leirena

A mais recente produção da companhia Leirena Teatro é uma viagem que mergulha nos bastidores da Revolução dos Cravos e da rádio portuguesa. “Ondas da Liberdade” conta a história dos bastidores do 25 de Abril de 1974, através da ação que envolveu as estações que lançaram as senhas e comunicados fundamentais ao sucesso da “Operação Fim-Regime”.

O espetáculo estreou em Porto de Mós no dia 24 de abril e, nesta noite de terça-feira, dia 30 de abril, chega a Leiria para uma apresentação especial: é em cima de três camiões Unimog 4×4 que a peça “Ondas da Liberdade” é apresentada no Regimento de Artilharia nº4.

“O objetivo de ‘Ondas da Liberdade’ é que tenha um lado de intervenção e um lado pedagógico, porque poucas são as pessoas que realmente sabem qual o papel das rádios para a operação do 25 de Abril”, nota Fredéric da Cruz Pires, diretor do Leirena.

Nesta produção em três atos, cada camião representa uma estação de rádio envolvida na operação: Rádio Renascença, Rádio Clube Português e Emissores Associados de Lisboa.

O espetáculo pretende descrever a relevância das estações ligadas “à operação do 25 de Abril: os Emissores Associados de Lisboa, Rádio Clube Português, Rádio Renascença e a Emissora Nacional”. 

A intenção “não é mostrar o que aconteceu propriamente no Terreiro do Paço mas, sim, os episódios dentro das rádios e o que anteciparam os encontros que existiram antes do lançamento das senhas”, acrescentou.

A dramaturgia, a cargo de Frédéric da Cruz Pires, envolveu entrevistas com quem esteve diretamente envolvido nessa madrugada que significou o fim da ditadura em Portugal. Na investigação para o espetáculo, o Leirena entrevistou os radialistas Joaquim Furtado, Manuel Tomás e João Paulo Diniz, que se tornaram figuras emblemáticas desse dia histórico para Portugal.

“Ondas da Liberdade” começa às 21 horas deste dia 30 de abril, com entrada livre no Regimento de Artilharia nº4 em Leiria.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados