A rádio foi determinante para o sucesso do 25 de Abril de 1974. Foi a partir desse facto que o Leirena Teatro se inspirou para o espetáculo “Ondas da Liberdade”, que estreia neste dia 24 em Porto de Mós e tem reposição agendada para Leiria, no dia 30 de abril.
A companhia de teatro estudou a matéria, entrevistou envolvidos, casos de Joaquim Furtado, Manuel Tomás e João Paulo Diniz – profissionais da rádio que participaram na operação -, e construiu um espetáculo que recorda os bastidores das estações de onde foram emitidas as senhas e os comunicados que fizeram história na Revolução dos Cravos.
Para levar ainda mais longe esta produção, o Leirena estabeleceu uma parceria com o exército para que a peça seja apresentada em cima de palcos inusitados mas bastante simbólicos: três camiões militares Unimog 4×4. Em cima de cada galera das viaturas funcionarão as estações de rádio envolvidas na “Operação Fim-regime”: Rádio Renascença, Rádio Clube Português e Emissores Associados de Lisboa.
Nos últimos meses, “Ondas da Liberdade” circulou pelas freguesias de Porto de Mós e de Leiria em versão reduzida. Agora, nos 50 anos do 25 de Abril, é apresentado o espetáculo na versão integral: esta quarta-feira, dia 24 (22 horas), na praça da República, em Porto de Mós; no dia 30 de abril (21 horas), no Regimento de Artilharia nº4, em Leiria.