Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Pombal adjudica prolongamento do corredor ribeirinho do Arunca

“O maior ganho que temos tido a partir do momento em que fizemos a primeira fase do alargamento é ter mais pessoas a usufruir do rio”, afirmou o presidente da Câmara.

A primeira fase do corredor ribeirinho do Arunca foi inaugurada a 7 de maio de 2022 Foto: Joaquim Dâmaso

A Câmara de Pombal adjudicou o prolongamento do corredor ribeirinho do Arunca, um investimento de cerca de 600 mil euros, que vai ligar Ranha de Baixo a Vermoil, disse o presidente da autarquia.

Segundo Pedro Pimpão, o investimento insere-se na “estratégia de promoção do corredor ribeirinho do Arunca”, referindo que este mandato já foi inaugurado o alargamento do corredor até à zona da Ranha de Baixo, estrutura que já ligava a cidade de Pombal ao açude.

“O objetivo agora é prolongar esse corredor ribeirinho, que passa por ser uma pista pedonal e ciclável junto ao rio Arunca, até à zona de Vermoil”, declarou à agência Lusa Pedro Pimpão, esclarecendo que os munícipes terão “um percurso de cerca de 10 quilómetros”.

O autarca adiantou que o objetivo daquele município do distrito de Leiria é executar este corredor até à nascente do rio Arunca, em Albergaria dos Doze.

“O maior ganho que temos tido a partir do momento em que fizemos a primeira fase do alargamento é ter mais pessoas a usufruir do rio e termos mais pessoas a fazer caminhadas e a praticar atividade física nas margens do rio”, destacou.

O presidente da Câmara salientou ser “visível o número de pessoas que, diariamente e sobretudo ao fim de semana ou ao final do dia, utilizam esta infraestrutura para praticarem atividade física”.

“Não tenho dúvidas nenhumas de que este investimento vai dar mais visibilidade ainda a esta estrutura de apoio à atividade física e à fruição da natureza e à ligação com o rio, que é uma ligação histórica”, apontou.

Notando que “as pessoas tinham uma ligação forte ao rio Arunca, Pedro Pimpão reconheceu que, infelizmente, dadas as dinâmicas da sociedade, houve afastamento, mas investimentos como este “aproximam as pessoas da valorização” deste curso de água.

A obra tem um prazo de execução de 180 dias, para já apenas com investimento da autarquia.

De acordo com informação da Câmara, este investimento “terá início no lugar da Ranha de Baixo, onde estabelece ligação à infraestrutura existente (ciclovia e pedonal) e término na Rua João de Barros, em Vermoil, num percurso com 3.500 metros, ao longo do rio Arunca, e no lugar da Chã de Baixo, num troço com 500 metros, ao longo do rio Cabrunca”.

As intervenções consistem “em cortes e limpezas de vegetação diversa, beneficiação de acessos, estabilização de taludes e enrocamentos, execução de passagens hidráulicas, implantação de um passadiço e de uma obra de arte em madeira, e a beneficiação do acesso a propriedades agrícolas”, explicou a autarquia.

Está prevista também a criação de duas bolsas de estacionamento.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados