“Marcos da Liberdade: celebrando meio século de democracia” é o mote das celebrações do cinquentenário do 25 de Abril no município do Bombarral.
O programa, preparado para assinalar a efeméride, inclui duas tertúlias: a primeira acontece na noite de 24 de abril e é sobre o papel das mulheres na luta pela liberdade. A segunda, direcionada para os alunos do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, é alusiva ao movimento estudantil de 1974.
No dia 25 de abril, a autarquia vai hastear as bandeiras na sede da União de Freguesias de Bombarral e Vale do Covo e no edifício dos Paços do Concelho. A sessão solene da Assembleia Municipal desse dia será transmitida em direto na página de Facebook do município.
No mesmo dia, será inaugurado o memorial aos presos políticos do Bombarral.
O programa contempla ainda um momento de música de intervenção, um almoço aberto à comunidade e atividades lúdico-educativas para todos na Mata Municipal do Bombarral.
Até 30 de abril, é também possível visitar a exposição “Joshua Benoliel: Repórter Parlamentar”, no Palácio Gorjão, que reúne fotografias de um dos mais importantes repórteres fotográficos no início do século XX.