É no auditório com o nome do realizador natural de Maçãs de D. Maria, Fernando Lopes, que a partir deste sábado, dia 1 de junho, começam a ser transmitidas películas de cinematográficas.
“A abertura desta sala de cinema é um passo fundamental na nossa missão de promover a cultura e o bem-estar no concelho de Alvaiázere. Esta iniciativa reflete o nosso compromisso em proporcionar aos munícipes um acesso contínuo a atividades culturais enriquecedoras, fortalecendo o tecido social e cultural da nossa comunidade”, afirma João Paulo Guerreiro, presidente da Câmara de Alvaiázere, em comunicado.
A primeira sessão, agendada para as 16 horas, apresentará o filme de animação “IF: Amigos Imaginários”, destinado ao público infantil e familiar. A segunda sessão, às 21h30, exibirá “O reino do planeta dos macacos”, para um público mais abrangente.
Nesta inauguração, a entrada para ambas as sessões serão oferecidas pelo Município. Os interessados deverão fazer a reserva do bilhete, que é obrigatória, através do email geral@cm-alvaiazere.pt ou pelo contacto telefónico 236 650 690.
Com este regresso do cinema a Alvaiázere, o concelho voltar a ter cinema praticamente duas décadas depois, após um investimento superior a 150 mil euros em equipamento de cinema digital e melhorias do espaço da Casa da Cultura de Alvaiázere.
“Este investimento tem financiamento do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência]. É uma medida de modernização das infraestruturas da rede de equipamentos culturais promovida pelo GEPAC [Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais]”, referiu o vereador Flávio Craveiro, após a aprovação da despesa em reunião de executivo, em novembro de 2023.
Após a inauguração, a sala de Cinema apresentará uma programação regular, com um filme em exibição mensalmente, sendo que os bilhetes terão um custo simbólico.