O Convento de São Miguel, em Gaeiras, recebe entre 12 e 19 de maio a segunda edição Barómetro Festival, que leva conversas, workshops, espetáculos e performances àquela vila do concelho de Óbidos.
A organização é do Teatro da Pessoa e arranca este domingo com uma conversa sobre “Democracia cultural: Participar, colaborar, cocriar”. A partir das 15 horas, a reflexão envolve os convidados Hugo Cruz, do movimento Desejar, Lara Seixo Rodrigues, da Mistaker Maker, Marta Silva, da cooperativa Largo Residências, Miguel Atalaia, do festival Bons Sons, e Susana Gomes da Silva, do Centro de Arte Moderna/Fundação Gulbenkian.
Depois, às 18 horas, o primeiro dia é preenchido com a apresentação do espetáculo “O Atelier”, por Carolina Bonixe e Luana Gonçalves, da licenciatura de Teatro da ESAD.CR.
O festival prossegue nos dias 17, 18 e 19 com espetáculos e performances também assinados por alunos da ESAD.CR.
No último dia, o Teatro da Pessoa um workshop de teatro e criação coletiva intergeracional.
Para a vereadora da Cultura do município de Óbidos, parceiro do festival, Barómetro “assume-se como um agente transformador nas formas, estilos e na criação de novos hábitos culturais”.
“Valoriza a originalidade, a inovação e a reflexão sobre as questões contemporâneas envolvendo a comunidade a ter um papel ativo na sua programação”, afirma Margarida Reis, citada pelo serviço de comunicação da Câmara Municipal de Óbidos.