É a partir de um regionalismo alentejano que se constrói a exposição de finalistas de 2024 da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR). “Abaladiça [one for the road]” é o título da exposição, inspirado na última bebida que se toma antes de sair do bar ou da festa no Alentejo e é com este espírito de despedida e de início de um novo caminho que a partir de quarta-feira, 8 de maio, abre portas para mostrar as criações dos finalistas deste ano letivo que agora termina.
Em foco vai estar o que foi feito pelos estudantes dos diversos cursos da ESAD.CR após vários anos de aprendizagem. O produto da formação recebida e do conjunto de experiências acumuladas é exibido até dia 12 de maio nos corredores, átrios, salas de aula, ateliês, “questionando as obras e os processos, desconstruindo padrões e propondo novas questões ao mundo contemporâneo”, salienta a escola, em comunicado.
A exposição “Abaladiça” é apenas uma das 50 atividades que a ESAD.CR preparou para a nova edição da Semana dos 30 Anos, que inclui conferências, aulas abertas, palestras, workshops e visitas, entre 6 e 10 de maio.
Também haverá teatro na programação, com a peça “O homem da blusa laranja e a mulher da peruca azul”, de Carolina Bonixe, estudante da licenciatura em Teatro, no dia 9 de maio (21h).