O curso profissional de Segurança e Salvamento em Meio Aquático é a nova aposta da Escola Profissional da Nazaré (EPN) para o próximo ano letivo.
A oferta formativa para 2024/2025 foi apresentada publicamente na passada sexta-feira, dia17, durante um almoço, que decorreu nas instalações da antiga escola primária n.º2 da Nazaré.
Através de parcerias com o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar (FORMAR) e com outros parceiros, a escola profissional fez um “update” ao curso que já existia, criando uma oferta profissional “pioneira” a nível nacional.
“Percebemos que era uma área em que existe muita necessidade, não só aqui na Nazaré, como em todo o País. Ao longo do ano precisamos de ter nadadores-salvadores disponíveis para trabalhar”, sublinhou o diretor pedagógico da EPN. “A formação técnica é toda direcionada para a segurança e o salvamento, tendo várias componentes práticas dadas na praia”, acrescentou Mário Vidal.
O curso, especialmente indicado para aqueles que desejam seguir a via de salva-vidas, especialistas em resgates de salvamento aquático, destina-se a pessoas interessadas em trabalhar nas áreas relacionadas à segurança e salvamento em ambientes aquáticos em Portugal.
Outra das novidades da oferta formativa para o próximo ano letivo da EPN, que conta com cerca de 200 alunos, distribuídos por 10 turmas, é o curso profissional de Ação Educativa, que pretende formar alunos para trabalhar em creches, jardins de infância, escolas, instituições de solidariedade social e outras estruturas de apoio escolar e familiar.
A EPN tem as inscrições abertas para os cursos profissionais de Cozinha-Pastelaria, Comunicação e Serviço Digital, Turismo, Desporto, Restaurante-Bar, Mecatrónica Automóvel, Ação Educativa e Segurança e salvamento em meio aquático.