Há música este sábado de manhã no centro de Leiria e também no Mercado Municipal: a fanfarra Tokifoge, formada por músicos do concelho, vai atuar em itinerância pela cidade, a partir das 10 horas do dia 11 de maio, assinalando a abertura da 11ª edição do Sinopse – Festival Ator João Moital.
Para esta edição, o Te-Ato preparou uma programação com cinco eventos que se estendem até 22 de junho, com música a abrir, mas também dança e três peças de teatro bem diversas.
O segundo momento do festival será no dia 18, às 21h30, com a apresentação de “Um par de solos”, resultado de residência artística em dança de Francisca Poças e Miguel Querido. Na casa do Te-Ato, a Sala Jaime Salazar Sampaio, Miguel apresentará “Desfolhada” e Francisca “Dor de peito na cabeça II”.
Sinopse traz depois teatro de marionetas a Leiria, com assinatura de Rui Sousa. Um dos mais relevantes bonecreiros nacionais traz na bagagem Teatro Dom Roberto, para uma apresentação na Praça Rodrigues Lobo, no dia 1 de junho, às 11h30. Depois, à tarde, na Sala Jaime Salazar Sampaio, Rui Sousa mostra “As marionetas também têm coração”.
O festival muda-se depois para o Teatro Miguel Franco com duas outras propostas teatrais. A 16 de junho, o Teatro Plage conta a história de “Capuchinho Vermelho”, com duas abordagens marcadas pela imagem, movimento, som e a palavra eximiamente sincronizados: às 10 horas a sessão é para bebés, às 11h30 para maiores de 3 anos.
A finalizar esta edição de Sinopse, há um monólogo para maiores de 14 anos no Teatro Miguel Franco. No dia 22 de junho, Diana Nicolau leva a palco “Desconfortável”, espetáculo escrito ao longo de quatro anos, entre viagens pelo mundo e o trabalho como atriz. Aqui, o desconforto é contado nos seus mais variados estágios, servindo a atriz tanto de guia como de espelho.