O Cooking and Nature Emotional Hotel é o único candidato do distrito de Leiria à 8ª edição dos prémios da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), cujas votações estão abertas online para os cinco finalistas de 10 categorias a concurso.
Os galardões “visam premiar os projetos, as empresas e os profissionais que mais se distinguem nas categorias definidas, partilhando assim as melhores práticas com todos os atores do canal HORECA [Hotelaria, Restauração e Cafetaria]”.
A AHRESP explica que, “durante três meses, percorreu o país de Norte a Sul para identificar projetos que reunissem as características para serem candidatos aos Prémios”.
As votações decorrem até 20 de maio e os vencedores serão conhecidos na gala que se realiza a 21 de junho no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, na presença de 600 convidados.
O Cooking and Nature Emotional Hotel situa-se no Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros, em Alvados, no concelho de Porto de Mós, e é finalista na categoria de “Sustentabilidade Ambiental”. Tem 12 quartos e 14 funcionários.
A unidade hoteleira “tem um conceito de sustentabilidade, desde a sua construção com materiais sustentáveis, como revestimento em cortiça, grandes vidraças para garantir aquecimento o mais natural possível, reduzindo a dependência de controlo de temperatura artificiais”, como explica na ficha de candidatura ao concurso.
A sua atividade pauta-se pelo “respeito pela natureza e integração harmoniosa na sua envolvente, uso de painéis solares e bombas de calor para aquecimento de águas, painéis fotovoltaicos para energia elétrica, reaproveitamento de águas (cisterna e poço), redução do caudal das torneiras ou uso de sistema de rega por hora, com controlo de cronómetro”.
O Cooking and Nature Emotional Hotel destaca ainda que “promove o empreendedorismo e o desenvolvimento regional dando preferência ao consumo de produtos e serviços locais com impacto positivo na comunidade” e “participa em atividades de conservação, proteção e regeneração dos ecossistemas terrestres no parque natural”, mantendo parcerias com entidades ligadas à proteção da natureza.