Ismael Jorge, atual diretor-adjunto da Escola Prática de Polícia e ex-comandante do Comando Distrital de Leiria da PSP, foi nomeado esta quarta-feira, dia 22, diretor nacional adjunto da Unidade Orgânica de Recursos Humanos.
Natural de Santa Eufémia, concelho de Leiria, Ismael Jorge, de 56 anos, desempenhou várias funções na PSP de Leiria, antes de assumir o comando distrital desta força policial entre outubro de 2012 e julho de 2016.
Licenciado em ciências policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) e em direito pela
Universidade Internacional da Figueira da Foz, foi ainda chefe de gabinete do diretor nacional da PSP e diretor-adjunto do ISCPSI.
Comandou ainda a Esquadra de Leiria e a secção policial local, foi oficial de segurança no Centro Cultural de Belém durante a I Presidência Portuguesa das Comunidades Europeias, e coordenou a segurança e acreditação da III Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, bem como o Centro de Informações Policiais para o Euro 2004, entre outras funções.
A proposta de nomeação para este cargo foi apresentada pelo diretor nacional da PSP, Luís Carrilho, tendo sido aceite pela ministra da Administração Interna, Margarida Blasco.
Na quarta-feira, foram também nomeados os diretores nacionais adjuntos Pedro Gouveia, João Ribeiro e Virgínia Cruz para as unidades orgânicas de Operações e Segurança, Segurança Aeroportuária de Controlo Fronteiriço, e de Logística e Finanças, respetivamente.
Fiães Fernandes, atual comandante do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, foi, por sua vez, nomeado Inspetor Nacional.
Segundo comunicado do Ministério da Administração Interna, as propostas de nomeação “vão agora seguir os trâmites processuais”.