Os músicos e investigadores Esin Yardimli Pereira e Ricardo Alves Pereira, do The Wandering Bard Ensemble, estão no sábado, dia 4 de maio, no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA) para falar da cultura medieval e apresentar música daquele tempo, numa sessão que inclui duas palestras e um concerto.
Integrada no programa “História viva e ao vivo” do CIBA, a proposta começa ao final da manhã, com palestras para o público em geral, em que se pretende falar da sociedade, cultura e arte medieval da Península Ibérica.
Depois, ao início da tarde, o grupo interpreta música medieval, onde se destacam narrações da história medieval de Portugal e da Península Ibérica, dando ainda luz a registos históricos de lendas e milagres.
É um repertório em que o TWB Ensemble criou arranjos para as Cantigas de Santa Maria de Alfonso X, com base na performance historicamente informada.
A primeira palestra, com meia hora de duração, começa às 11h30 e tem como título “Uma pequena parte de um quadro muito maior: Alfonso X e as Cantigas de Santa Maria”.
Depois, às 13h30, também durante 30 minutos, fala-se sobre “A Rainha chamada Filha, Madre e Criada: Uma introdução ao tríptico feminino e às interações de Santa Maria na cultura medieval”.
O concerto tem início às 15h30 e é intitulado “Melodias de convivência: Uma janela musical para a cultura medieval”. Esin Yardimli Alves Pereira toca vielle e Ricardo Alves Pereira alaúde.
Esta proposta do CIBA dirige-se a toda a família e a participação está incluída no bilhete de visita normal.