“Só se salva o amor” é o espetáculo que marca a abertura de um novo espaço cultural em Leiria, a Black Box, que dá vida aos antigos cinemas “O Paço”, por baixo da atual Loja do Cidadão.
O concerto de João Gil (que integrou os Trovante, Ala dos Namorados ou Rio Grande), acontece no dia 22 de maio, Dia do Município de Leiria, às 21h30.
As entradas são livres, limitdas à lotação da sala, mas é necessária reserva pelo telefone 244 823 600 e blackbox@teatrojlsilva.pt.
Além do espetáculo de João Gil, está divulgada apenas uma outra data de programação da Black Box: nos dias 29 e 30 de junho, a companhia Kind of Black Box apresenta em Leiria “Em silêncio”, espetáculo de Teresa Sobral que promete “uma viagem aos 48 anos de ditadura em Portugal, com uma dinâmica auditiva e visual, vertiginosa e apaixonante”.
O novo espaço cultural Black Box – Plataforma de Criação Artística ocupa quase 2000 metros quadrados distribuídos por três pisos no edifício construído no antigo Paço Episcopal.
Segundo o município de Leiria, a estrutura recebeu equipamento “de última geração” para acolher a produção de espetáculos de música, “de cariz mais intimista e/ou experimental”, mas também de teatro, artes performativas e dança. Terá ainda condições para gravação profissional de áudio e vídeo.
No piso -1 está instalada a régie, sala de ensaios e gabinete de trabalho; no -2 encontra-se a sala de ensaios, camarim; e o -3 está equipado com foyer, arrumos, armazém, bar, dois camarins e sala da Black Box, com capacidade para 120 lugares, com sistema de plateia retrátil.
O custo da obra ultrapassou um pouco os 1,5 milhões de euros e teve comparticipação de fundos comunitários no âmbito do programa Centro 2020.