Quando o sintético ainda não era uma realidade na maior parte dos relvados da região, eram poucos os que nunca se tinham cruzado com José Manuel Tuna Caranguejeiro. O antigo jogador, treinador e jornalista desportivo faleceu esta madrugada, em Leiria, aos 75 anos. Estava hospitalizado.
Natural de Torres Novas, onde voltava sempre que tinha oportunidade, Tuna Caranguejeiro, como era conhecido, residia há cerca de 50 anos em Leiria.
Casado e pai de duas filhas, ao longo da sua carreira desportiva, juntou centenas de episódios que tinha orgulho em partilhar com amigos e conhecidos. Lançou, em 2012, o livro “Chutos na bola com humor à camisola”, resultado da ligação de 50 anos ao futebol.
Em entrevista ao REGIÃO DE LEIRIA, contou que o seu pai “preferia que tivesse seguido música”, mas ele escolheu o futebol. Foi campeão nacional e convocado para a seleção e jogou com grandes nomes do futebol nacional, como Nené, Humberto Coelho, Jorge Jesus, Raul Águas, Manuel José e muitos outros.
Como treinador, orientou ID Vieirense, AD Portomosense, Soutocico, ARCUDA, as camadas jovens da União de Leiria e seleções distritais. Foi ainda treinador da equipa principal da União de Leiria por um dia.
Nos últimos anos escreveu vários artigos no REGIÃO DE LEIRIA, para a rubrica “O que é feito de si”.
As cerimónias fúnebres realizam-se esta quarta-feira, dia 8, a partir das 17h30, na Casa Mortuária de Leiria, com o velório. As cerimónias religiosas têm início às 14 horas de quinta-feira, dia 9, na capela da Casa Mortuária de Leiria, de onde sai para o cemitério de Lapas, em Torres Novas.