O parque de estacionamento subterrâneo da fonte Luminosa reabriu parcialmente ao público esta segunda-feira, dia 20, dez dias depois de ter sido encerrado devido a um incêndio no quadro elétrico principal.
Luís Lopes, vereador da Proteção Civil da Câmara de Leiria, adianta ao REGIÃO DE LEIRIA que reabriram os pisos -2 e -3, estando a ser ultimados trabalhos de limpeza, entre outras intervenções, no piso -1, onde eclodiu o fogo, na noite do dia 9.
O incêndio terá resultado do sobreaquecimento do quadro algumas horas após a ligação de carregadores para veículos elétricos, tendo os danos “impossibilitado o funcionamento quer das bombas hidráulicas, que fazem a extração de água do parque, quer do sistema de ventilação”, entre outras infraestruturas.
Quanto ao fumo expelido para a rua nos dias seguintes, através das condutas de exaustão, Luís Lopes explica provir do “escape do gerador”, que “esteve praticamente a trabalhar em pleno para manter as bombas hidráulicas a funcionar para retirar água” até à reparação do quadro. Situação que diz já estar regularizada.
O fogo terá sido rapidamente detetado e debelado pelos Bombeiros Sapadores de Leiria, não havendo registo de feridos ou danos em viaturas.
A substituição do quadro e da cablagem terá sido, no entanto, complexa, dada a especificidade e dimensão do equipamento, refere ainda, estimando que o piso -1 deverá reabrir nos próximos dias.
O vereador acrescenta que a empresa gestora se comprometeu ainda, junto dos clientes com avenças, a reembolsar os dias em que estiveram impedidos de aceder ao parque.
O REGIÃO DE LEIRIA não conseguiu obter mais esclarecimentos junto da SabaPortugal, empresa gestora do parque, até ao momento.