Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Cultura

Projeto comunitário d’”O Nariz” acende forno de papel este domingo em Monte Redondo

O Museu do Casal de Monte Redondo recebe neste domingo. Um conjunto de atividades serão desenvolvidas enquanto cerâmica coze no forno de papel.

Depois de Mira de Aire e São Mamede, o projeto comunitário de intervenção artística do grupo de teatro “O Nariz” chega este domingo, dia 19 de maio, a Monte Redondo, em Leiria.

“Batendo em ondas contra a noite escura” resulta de várias sessões de contacto entre uma equipa multidisciplinar junto de pequenas comunidades, sobretudo rurais e maioritariamente constituídas por populações envelhecidas, cujas tradições e costumes enraizados correm o risco de desaparecimento.

O resultado dessas recolhas é apresentado nesta terceira sessão agendada para o Museu do Casal de Monte Redondo, ao longo do tempo de produção do forno de papel, no qual serão cozidas peças de cerâmica produzidas na CasaShiphioni, em Alvados, Porto de Mós, por um grupo de participantes no projeto.

O projeto é financiado pelo município de Leiria, no âmbito de um concurso lançado pela Rede Cultura 2027.

Em Monte Redondo, o programa inclui a construção, acendimento e acompanhamento do trabalho do forno de papel das 11 às 20 horas, tempo longo do qual será apresentada uma exposição de fotografias ilustrativas e áudio de sons captados.

Ao almoço será feita a degustação de comida típica das zonas em que o projeto comunitário se desenvolveu, nomeadamente morcelas e tortulhos de Mira de Aire ou as morcelas de arroz grelhadas de S. Mamede.

Ao início da tarde, pelas 14h30, haverá um momento de histórias e tradições, e às 17 horas anuncia-se uma sessão de sonoridades diversas, com a participação do público e registos sonoros anteriormente captados.

A abertura do forno está prevista para as 20 horas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados