O escritor Eça de Queirós vai voltar a passear pelas ruas de Leiria no próximo mês, em mais uma edição da Rota d’O Crime do Padre Amaro, dramatizada por oito atores do grupo de teatro “O Gato”, com direção de Fernando José Rodrigues.
Após o sucesso das sessões do ano passado, a rota já tem novas datas marcadas para 2 de junho e 29 de setembro. O local de concentração dos participantes é na praça Rodrigues Lobo, às 11 horas. A sessão dura cerca de uma hora e meia.
Nesta produção do grupo “O Gato”, a história da passagem do escritor por Leiria – como administrador do concelho, entre 1870 e 71 – cruza-se com a do romance que o próprio escreveu, inspirado na Leiria daquele tempo.
A rota tem 16 cenas e cinco estações, podendo começar quase no fim e dar muitas voltas, citando “As farpas” (“d’ A Campanha Alegre”) ou pensamentos de Eça. “Cruza-se realidade e ficção”, mas “sempre com humor intenso”, advertiu Fernando José Rodrigues em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA aquando da estreia da iniciativa.
As inscrições para 2 de junho estão abertas e devem ser feitas em https://www.visiteleiria.pt/ ou https://forms.office.com/e/4xwsdRczVp.
Os roteiros literários estendem-se até outubro, dando a conhecer outras personalidade importantes de Leiria: Acácio de Paiva no dia 30 de junho, Miguel Torga a 28 de julho, Francisco Rodrigues Lobo a 25 de agosto, Afonso Lopes Vieira no dia 27 de outubro.