Maria de Jesus Santos, que os leirienses bem conhecem por assar e vender há quase 55 anos castanhas no centro da cidade, foi uma das pessoas distinguidas esta quarta-feira pela Câmara de Leiria, no âmbito do Dia do Município.
“São pessoas como a Maria de Jesus que dão alma à nossa cidade”, realçou o presidente do município, na sua intervenção durante a sessão solene, confessando a sua “grande admiração pela Maria de Jesus, que, de forma constante, acompanha o evoluir da nossa comunidade”.
Com a atribuição de uma medalha de reconhecimento municipal a Maria de Jesus Santos, Gonçalo Lopes adiantou que a autarquia quis também prestar homenagem a “todos os leirienses que, com o seu trabalho de formiga, no dia a dia, dão um contributo decisivo à construção da nossa comunidade”.
Apresentada como “figura incontornável da cidade de Leiria”, Maria de Jesus começou a vender castanhas assadas em 1969, e onde “mantém vivo o ofício e dá corpo a um dos símbolos que faz os leirienses sentir que estão em casa”, “faça chuva ou sol e apesar da idade”.
Além da entrega de medalhas a vários trabalhadores do município, o presidente da Câmara destacou, em particular, a distinção feita a Délia Valério, que se aposentou após mais de 40 anos ao serviço do município, com o qual “mantém um vínculo de tal forma forte, que continua a voluntariar-se nas nossas iniciativas”.
Délia Valério exerceu funções no Parque de Campismo da Praia do Pedrógão e, mais recentemente, no Museu de Leiria antes de se aposentar, tendo recebido das mãos do presidente da Câmara a Medalha de Bons Serviços e Dedicação.
Durante a cerimónia, foram atribuídas medalhas de Mérito Municipal a 26 personalidades, empresas e instituições pelo seu contributo em prol do desenvolvimento do concelho, tendo Gonçalo Lopes feito também referência ao papel do Politécnico de Leiria, da Startup e do tecido empresarial de Leiria na área da inovação e investigação. “Seja no sector dos moldes, no desenvolvimento de software, nos plásticos ou na cultura, são múltiplos os casos de sucesso”, frisou, destacando ainda o caso da Sound Particles, “que conquistou Hollywood com a sua tecnologia, demonstrando que continuamos na vanguarda da inovação”.
Medalhas atribuídas
Classe Serviços Relevantes
- Alberto Costa, ex-ministro da Justiça, pelo seu contributo para a democracia portuguesa (ouro)
- Colégio Nª Sª de Fátima pelos seus 100 anos de atividade (ouro)
- Lúcia Cândido, pelo seu trabalho na implementação de estruturas de apoio nos PALOP (ouro)
- Agr. Escuteiros 737 – Marrazes pelos seus 50 anos (prata)
- Maria Inácia Rezola pelo seu percurso profissional e académico e liderança da estrutura de missão para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril (prata).
- Alcino Duarte, ex-diretor do Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, pela sua dedicação ao ensino público (cobre)
- Francisco Noronha e Távora pelo seu contributo para a notoriedade do Politécnico de Leiria (cobre)
- Maria de Jesus, vendedora de castanhas assadas no centro da cidade há mais de 54 anos (cobre)
Classe Cultura
- Sociedade Artística e Musical “20 de julho” de Santa Margarida do Arrabal pelo seus 125 anos (ouro)
- Livraria Arquivo pelo seu contributo para a promoção da leitura e da cultura (prata)
- Diamantino Gomes pela valorização do património etnográfico do concelho e fundador do Rancho Folclórico da Costa (cobre)
- João Costa Ferreira, pianista e investigador, pela valorização do património musical e cultural português (cobre)
- Paulo Cunha pela sua carreira dedicada ao fotojornalismo (cobre)
Classe Desporto
- Pedro Proença Garcia pelo seu contributo para a notoriedade do concelho e realização da Final Four da Taça da Liga (ouro)
- Centro de Convívio e Recreio do Telheiro e Motor Clube de Monte Redondo pelos seus 50 anos de atividade (prata)
- Mário Monteiro, a título póstumo, pela sua dedicação ao associativismo e fundador da Associação Bairro dos Anjos (cobre)
Classe Empresarial
- Caiado (prata)
- Cerâmica do Liz (prata)
- Construções J.J.R. & Filhos (prata)
- Sofima (prata)
- David & Oliveira (cobre)
- João dos Penim, representante das “Farturas Penim” (cobre)
- Voga (cobre)
- José Nóbrega, a título póstumo, pela sua dedicação ao progresso de Regueira de Pontes (cobre)
Medalha de Bons Serviços
- Délia Valério, funcionária da Câmara Municipal de Leiria