Seis grupos de teatro juvenil dos distritos de Aveiro, Beja, Guarda, Leiria e Setúbal sobem ao palco entre 17 e 19 de maio no festival Panos, cuja 16.ª edição se realiza em Leiria.
Dedicado ao teatro juvenil e às novas dramaturgias, Panos é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) e da Fundação “la Caixa” e tem coordenação do encenador Sandro William Junqueira.
Segundo o TNDM, em comunicado, o festival, que pela segunda vez acontece fora de Lisboa, pretende ser um espaço “onde se lê, se faz e se apresenta teatro de e para jovens”, promovendo a apresentação de peças originais, levadas à cena por atores dos 12 aos 19 anos.
Ao longo dos três dias dedicados ao teatro juvenil, os palcos do Teatro José Lúcio da Silva (TJLS) e do Teatro Miguel Franco (TMF) recebem seis grupos selecionados entre os 37 concorrentes desta edição. As estruturas vão interpretar textos originais de Ana Pessoa (“Piripíri extra forte”), Emanuel Madalena (“Conta-me entre as medusas”) e Ricardo Adolfo (“Garagem, o nosso sonho”).
Para esta 16.ª edição do festival Panos, o TNDM antecipa “uma celebração coletiva e intensa experiência teatral”.
A programação começa no dia 17, com “Piripíri extra forte”, pelo grupo Trupe Juvenil do Leirena Teatro, de Leiria, às 18 horas, no TMF.
No mesmo dia, às 21 horas, o grupo Clube de Teatro Gilteatro do Agrupamento de Escolas de Alcochete, do distrito de Setúbal, interpreta “Garagem, o nosso sonho”, no TJLS.
“Conta-me entre as medusas”, pelo Gambozinos e Peobardos – Grupo de Teatro da Vela, da Guarda, abre o segundo dia, 18 de maio, no TMF, às 18 horas, que prossegue à noite, no TJLS, com a interpretação de “Garagem, o nosso sonho”, pelo grupo ART’J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra, de Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro.
Também no dia 18 de maio, às 16 horas, o festival promove o lançamento do livro “Panos”, com os três textos originais criados para a edição deste ano. À noite, também no ‘foyer’ do TJLS, há festa com DJ ‘set’.
O festival encerra no dia 19 de maio com novas representações de “Piripíri Extra Forte”, pelo grupo (En)Cena, de Serpa, distrito de Beja, no TMF, às 18 horas, e de “Conta-me entre as medusas”, pelo grupo Qpalcos, da Gafanha da Nazaré, Aveiro, no TJLS, às 21 horas.