A PSP anunciou a detenção, nos últimos dias, de três homens no sul do distrito de Leiria, por motivos relacionados com violência doméstica, fuga a cumprimento de pena de prisão e posse de arma proibida.
Um dos homens, já condenado a mais de dois anos de prisão com pena suspensa num processo relativo a violência doméstica, foi detido pela Brigada de Investigação Criminal da PSP de Peniche por voltar a ameaçar de morte a vítima, avança a polícia em comunicado.
Além disso, o indivíduo em causa infringiu a medida de coação que o impedia de se aproximar da vítima, razão pela qual estava obrigado a usar dispositivo eletrónico. Após interrogatório, o homem ficou preso preventivamente.
Nas Caldas da Rainha, a PSP intercetou outro homem, de 26 anos, que era procurado, com mandado do Tribunal da Amadora, para cumprir pena de prisão efetiva, que lhe tinha sido imposta num processo por resistência e coação sobre funcionário, ofensas à integridade física e ameaças a agente de autoridade.
Detentor de antecedentes criminais e já com pena de prisão cumprida, após nova detenção, o indivíduo foi encaminhado para o estabelecimento prisional.
Também nas Caldas da Rainha, a PSP deteve em flagrante delito um homem de 25 anos por posse ilegal de arma proibida, uma faca com cerca de 30 centímetros.
A ocorrência verificou-se no dia 15 de maio, Dia da Cidade, durante o qual ocorreram diversas atividades que atraíram milhares de pessoas, salienta a PSP. À noite, num concerto que decorria na praça 25 de Abril, testemunhas comunicaram às autoridades o facto de um dos presentes esconder à cintura uma faca de grandes dimensões.
A polícia explica em comunicado que o suspeito se apresentava com “indumentária e postura peculiar e desafiadora” e, após feita a revista, foi “detetada e apreendida a arma branca, uma faca com cerca de 30 centímetros”.
Num contexto em que estavam presentes cerca de um milhar de pessoas a assistir ao concerto, a PSP acredita ter, mediante “rápida e proativa intervenção policial”, conseguido dissuadir “um hipotético confronto entre grupo rivais”.
Apresentado perante autoridade judiciária competente, o homem ficou sujeito a termo de identidade e residência.
Contactos e números de emergência
- 112 – Número de telefone de emergência único europeu (chamada gratuita)
- 144 – Linha Nacional de Emergência Social
- 800 202 148 – Serviço de Informação a Vítimas de Violência Doméstica (CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género)
- 116 006 – Linha de Apoio à Vítima (APAV – Apoio à Vítima) (chamada gratuita – Dias úteis das 8 às 22 horas)
- SMS – 3060
- No Portal da Queixa Eletrónica em queixaselectronicas.mai.gov.pt –
- Na aplicação App MAI112, exclusivamente para cidadãos surdos www.112.pt/Paginas/Home.aspx –
- Na aplicação SMS Segurança, para pessoas surdas www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca –
- No Posto da GNR ou na esquadra da PSP mais próximos
Associação Mulher Século XXI
Largo Rainha Santa Isabel, Nº1 r/c Dto 2410-165 Leiria
Tel. 244 821 728
Tlm. 964 854 462
Tlm. 910 908 368
email. geral@mulherseculoxxi.com
Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica
244 821 728
Linha de Apoio à Vítima Idosa de Violência Doméstica (chamada gratuita)
800 210 340