Assinar
Cultura

Acesso Cultura destaca Teatro José Lúcio da Silva pela relação com todos os públicos

Projeto de Leiria para aumentar acessibilidade aos espetáculos mereceu uma menção honrosa na edição de 2024 dos prémios Mickaella Dantas.

Imagem do vídeo de promoção a “Descobri-Quê?”, integrado na Odisseia Nacional. O espetáculo e o programa do Teatro D. Maria II venceram o Prémio Acesso Cultura 2024 e passaram pelo palco do Teatro José Lúcio da Silva

O esforço do Teatro José Lúcio da Silva para chegar a um público cada vez maior foi reconhecido pela Acesso Cultura na edição deste ano do Prémio Acesso Cultura – Mickaella Dantas. O projeto “Um palco para todos” mereceu uma menção honrosa pelo investimento que tem sido feito “na relação com pessoas com deficiência e Surdas”.

O júri valorizou o aumento exponencial de espetáculos com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição. Também foi realçada a relação com “as associações que trabalham junto destas comunidades, nomeadamente ACAPO e Associação de Surdos da Alta Estremadura”, envolvidas nas decisões sobre “a oferta de programação mais interessante, que desperte curiosidade e vontade de enfrentar os obstáculos que possam existir quando decidem vir até ao Teatro – sejam eles físicos, emocionais ou psicológicos”.

É ainda elogiada a “criação de relações”, com conversas, pausas para café e vídeos-convite.

Em consequência, “o número de pessoas que usufruem desses recursos também cresceu significativamente, e tem também influenciado a frequentação em cidades próximas”, nota a Acesso Cultura.

O prémio Acesso Cultura foi este ano para o Wool, da Covilhã, para o Batalha Centro de Cinema, no Porto, e para os projetos “Descobri-quê” e Odisseia Nacional, estes com passagens por Leiria e outros pontos da região.

Em 2023, um dos premiados foi a CCER Mais/Omnichord, de Leiria, pelo projeto “5ª Punkada”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados