Assinar
Sociedade

ADLEI anuncia novo ciclo e convida António Costa para uma primeira conferência pública

Debate sobre segurança internacional, economia e sociedade tem lugar na segunda-feira, dia 24, em Leiria.

Novos órgãos sociais da associação tomaram posse na sexta-feira, dia 14 Foto: ADLEI

Revitalizar a associação, devolver-lhe a relevância que já teve e captar novos e jovens sócios são alguns dos principais objetivos da nova direção da ADLEI – Associação para o Desenvolvimento de Leiria, que tomou posse na passada sexta-feira.

Uma conferência com o ex-primeiro-ministro António Costa assinala, na segunda-feira, dia 24, o arranque deste novo ciclo. “Segurança internacional, economia e sociedade” é o tema da iniciativa, a decorrer no Hotel Eurosol, pelas 21 horas, sendo o encontro, aberto ao público, moderado pelo jornalista leiriense Paulo Agostinho.

Considerando a temática de “extrema importância no contexto global atual”, a organização entende poder servir para debater o impacto da situação atual de guerra no desenvolvimento da economia numa região de forte internacionalização, da interação entre segurança e economia, além de questões como migração, desigualdade social e desenvolvimento estratégico.

Assumindo um mandato de dois anos, a ADLEI, liderada por Luciano Almeida, anunciou ainda realização de outros debates abertos, focados na imigração, ensino superior, linha de alta velocidade, mobilidade urbana, entre outros temas, a realização do quinto congresso regional da ADLEI, o lançamento do concurso “Pensar e viver a cidade”, dirigido à comunidade escolar e académica, e de uma coleção de estudos sobre a região.

A ADLEI propõe-se, entre outras linhas de intervenção, defender a transformação do Politécnico de Leiria em universidade, a criação de instrumentos para a reabilitação e revitalização urbana, com vista à fixação das populações, e o comércio tradicional, em particular dos centros históricos.

A modernização da linha do Oeste e reorganização do tráfego rodoviário intermunicipal e regional, a despoluição da Bacia Hidrográfica do rio Lis e a reflorestação do Pinhal de Leiria, um reflexão sobre a necessidade de novos equipamentos culturais e desportivos e reforço do apoio ao desporto amador, bem como a promoção da discussão pública sobre a importância da reindustrialização e práticas económicas sustentáveis são outras áreas que considera prioritárias.

Os novos órgãos sociais da ADLEI foram eleitos a 1 de abril. Integram ainda a direção os vogais Carlos Conceição, Gastão Neves, Joaquim Ruivo, José Augusto Esteves, Manuel Cruz (tesoureiro) e Márcio Lopes. Presidida por Pedro Biscaia, a mesa da Assembleia Geral conta ainda com os secretários António Fernandes e Sérgio Silva, enquanto a comissão revisora de contas é composta por José Maria Carreira (presidente) e José Benzinho.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados