A Câmara Municipal de Pombal deliberou, na última reunião do executivo, lançar a concurso duas empreitadas no valor global de 800 mil euros, para a requalificação de rede viária no concelho.
Um dos projetos prevê a intervenção em 3.345 metros, entre os lugares de Ranha de Baixo (IC2), Vale Coimbra e Roussa, na freguesia de Pombal.
Segundo a autarquia, trata-se de um eixo rodoviário “que fora bastante importante e que de momento está reduzido a estrada de acesso local, onde as construções na zona mais próxima do IC2/EN1, foram sendo edificadas sem permitir agora um alargamento que possibilite a largura digna de uma estrada municipal”.
Ainda assim, explica a Câmara de Pombal em comunicado, é “uma via bastante utilizada para a ligação dos lugares a poente de Pombal (IC2) bem como alternativa ao IC2 e à circulação de veículos pesados como acesso a duas explorações mineiras”.
A segunda empreitada diz respeito à requalificação e beneficiação de diversos arruamentos na União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, alguns deles de único acesso a habitações, “pelo que urge agora, após alargamento, dotá-los de piso adequado e condigno em segurança”.
Neste projeto, está prevista a intervenção num total de 8.059 metros e, “havendo zonas habitacionais bastante definidas, será considerado todo um conjunto de equipamentos de segurança e sinalização”, para “mitigar a eventual velocidade excessiva de veículos”.
Antonio Meireles disse:
É pena que o monecipio de Pombal gaste tantas verbas a fazer rodinhas nas estradas que os camiões tem que passar por cima dessas rodinhas e não tem verbas para fazer o saneamento básico nas aldeias de BARRINHO POMARES E ROUBÃ espero que se comece a lembrar que nós também somos do mesmo conselho