Pelo sétimo ano consecutivo, a Junta de Freguesia de Avelar, no concelho de Ansião, promove a Semana da Vila com um programa que começou a 15 e se prolonga até sábado, 29.
Com o 29.º aniversário de restituição do título de vila a Avelar como ponto alto das celebrações, no cartaz não falta a música tradicional, desporto, espetáculos, dança, palestras, feira de velharias e um festival de bandas filarmónicas, entre outras atividades.
Ao REGIÃO DE LEIRIA, o presidente da Junta de Freguesia, Fernando Inácio Medeiros recorda que, desde que iniciou funções, em 2017, considerou ser importante para Avelar assinalar esta data, por uma questão de “justiça para com quem teve esta missão de promover todos os procedimentos que permitiram a Avelar voltar a ser vila”.
Além disso, defende a importância de recordar anualmente à comunidade que esse estatuto carece de manutenção. “O estatuto ganha-se mas também se perde se não se fizer nada para que seja mantido. Esse é o grande objetivo da Junta de Freguesia, nestes sete anos que nos separam do início dos festejos”, assinala.
Defensor da necessidade de “manter Avelar vivo e dinâmico, com as suas instituições, coletividades e serviços a funcionar”, para que se mantenha capaz de atrair pessoas e de manter a dinâmica que lhe confere o estatuto de vila, afirma que esta é também uma maneira de firmar a identidade da terra e o orgulho dos seus habitantes.
O executivo da Junta, que em 1995 conseguiu o deferimento do pedido “que já era recorrente”, é sempre recordado e homenageado nesta data, ficando expressa por a pretensão de inscrever na toponímia o nome de António Fernando Calé Barbosa, à época presidente da Junta de Avelar.
A sessão evocativa do 29º aniversário de reelevação de Avelar à condição de vila está marcada para as 19 horas do dia 21, com a participação da Sociedade Filarmónica Avelarense, seguida da assinatura de vários protocolos de apoio ao associativismo.