Um casal que estava a ser investigado pelos crimes de branqueamento e burla qualificada, no âmbito da burla “Olá pai, olá mãe”, foi agora detido pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária (PJ).
A investigação, que decorria há cerca de 10 meses e conta com 21 inquéritos espalhados pelo país, permitiu apurar que o casal, de 36 e 23 anos, recebia os fundos das vítimas em contas próprias ou de terceiros, os quais dispersava depois por contas em países europeus e posteriormente para um país sul-americano.
“Os valores angariados com as burlas e branqueados pela circulação, via contas nacionais, europeias e destinadas ao país de origem dos detidos, ascendem a largas dezenas de milhares de euros”, indica a PJ, explicando que estão a ser feitas as diligências necessárias para conseguir quantificar o valor total e identificar o número de pessoas burladas.
No decurso de uma busca à casa dos suspeitos, que ocorreu no concelho de Leiria, foram apreendidas 45 munições de calibre de guerra, além de provas do crime de burla.
Os detidos foram hoje presentes a tribunal e ficaram sujeitos a apresentações bissemanais, entrega de passaporte e proibição de se ausentarem do país.