A Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e Artesanato (FAFIPA) de Alvaiázere pretende promover o comércio e produtos locais durante os quatro dias em que decorre pelo 42.º ano.
“A FAFIPA é o certame de excelência do concelho de Alvaiázere e pretende mostrar tudo o que de bom se faz, a evolução social e económica do concelho, procurando também, dessa forma, promover o comércio local e melhorar o espírito comunitário e associativo”, adiantou o presidente da Câmara, João Paulo Guerreiro.
De quarta-feira ao dia 16, a feira pretende ainda promover o património e a cultura, com um envolvimento muito forte das associações locais.
João Paulo Guerreiro estimou que em 2023 terão passado mais de cinco mil pessoas, durante os quatro dias que durou o certame.
“Este ano temos mais um [dia] e prevemos que seja ultrapassada essa marca”, revelou, ao afirmar que os visitantes chegam de todo o país, sobretudo da região, mas também do estrangeiro.
Com mais de 40 anos de existência, o certame tem feito o seu “percurso de crescimento, atraindo cada vez mais visitantes e envolvendo cada vez mais a comunidade alvaiazerense”.
Este ano, oito associações vão estar à frente das tasquinhas e cinco na exploração de bares. Outra estará “no apoio das dinâmicas e do tecido empresariais”.
A adesão de todas as coletividades tem sido “muito boa” e João Paulo Guerreiro destacou ainda o “apoio inestimável das juntas de freguesia, particularmente na organização das marchas populares”.
Durante cinco dias, os visitantes podem apreciar produtos como o chícharo, já que Alvaiázere é a capital desta leguminosa, o vinho, o mel, os queijos, os enchidos, o artesanato, o azeite “extraordinário” ou as ervas aromáticas.
“Temos imensos produtos, que quem vier visitar poderá adquirir, experimentar e usufruir”, garantiu.
Tudo isto, a par de “muitas atividades e uma dinâmica muito forte” para garantir “que se faz muita animação, que se fazem bons negócios e que se criam excelentes laços entre os participantes”.
Numa nota de imprensa, o Município de Alvaiázere, no distrito de Leiria, adiantou que estarão ainda presentes 80 stands, no certame que conta ainda com vários concertos, que incluem Augusto Canário e Nuno Ribeiro, que atuarão nos dias 13 e 14, respetivamente. No dia 15, os Némanus sobem ao palco e, no dia 16, é a vez dos Quinta do Bill, num espetáculo conjunto com a Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília, celebrando o centenário desta associação.
O evento contará também com Só Ritmo, DJ Agri Rui, DJ Hugo Rafael, PA3, DJ Luís Pinheiro, Nova Onda, DJ Tiago Silva, DJ Salito, ranchos folclóricos e marchas populares, complementados com espetáculos, animação de rua, passeio equestre, jogos tradicionais, garraiada e cicloturismo.
A feira também será um espaço para debater temas como desenvolvimento territorial, sustentabilidade e transição digital.