O Miscellanea – Festival Literário de Pedrógão Grande regressa de 19 a 23 de junho para a segunda edição e para mostrar a riqueza histórica e cultural do concelho.
Da programação fazem parte encontros com escritores, a presença de autores em escolas, conversas, apresentações de livros, sessões de autógrafos, o ciclo de conferências “De Pedrógão Grande para o Mundo”, uma feira do livro, oficinas, poesia, eventos de música, cinema, teatro, contos, dança e a presença do grupo ‘Lead Voices’.
Serão assinalados os 50 anos da revolução do 25 de Abril de 1974, os 500 anos do nascimento de Luís de Camões e os 10 anos de reconhecimento do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco e evocados poetas centenários, os poetas de Abril e os músicos da Canção da Intervenção.
O evento, que irá passar pela Casa Municipal da Cultura, Biblioteca Municipal, Escola Básica da Graça, Jardim de Infância de Vila Facaia, Centro Escolar de Pedrógão Grande e Jardim da Devesa terá, entre os oradores do ciclo de conferências, Manuel Pedroso Marques, José Maria Carvalho Ferreira, Maria Bochicchio, Hélder Reis, Bárbara Guimarães, Sérgio Franclim, Guilherme Leite, Maria João Lopo de Carvalho, José Milhazes, Fernando Alves, Fátima Lopes ou Diogo Carvalho.
Além disso, o Grupo Coral do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira de Aljustrel (o grupo de cante alentejano mais antigo do mundo) irá dinamizar atividades culturais.
Na sessão de apresentação da iniciativa, a vereadora da Cultura, Dora Rodrigues, disse esperar que o festival “iguale ou supere a versão anterior”. “De facto, o ano passado superou as minhas expectativas porque foi um festival muito abrangente” disse, acrescentando que dar a conhecer a “riqueza histórica e cultural de Pedrógão Grande”, é outro dos objetivos.
Programa – 19 a 23 junho
- A 2ª edição do Miscellanea decorrerá sob a égide “É com Palavras que construímos o Mundo”
- Serão cinco dias de atividades culturais em torno dos livros, conferências, oficinas, momentos de poesia e outras atividades
- A cultura vai “andar à solta” nas três freguesias do concelho, convidando ao encontro de pessoas
- Serão evocados os centenários dos poetas Alexandre O’Neill, António Ramos Rosa, João Apolinário e Sebastião da Gama
- Festival assinala os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões
- Os 10 anos do Cante Alentejano como património Cultural e Imaterial da Unesco e os 50 anos do 25 de Abril de 1974 também serão celebrados nesta edição do festival