Assinar
Sociedade

Instalação artística na Nazaré alerta para resíduos depositados no mar

A iniciativa surge na sequência do projeto Águas Belas, que incentiva ao consumo da água da torneira.

Foto: CMN

Três artistas locais – Marco Meco, Filipe Ferreira e Hugo Trindade – criaram uma obra de arte feita a partir de resíduos recolhidos nas praias do concelho e que está exposta no Parque de Estacionamento do Porto da Nazaré.

A peça de arte, feita a partir do lixo depositado por ação humana no oceano, que o mar empurra, parcialmente, para terra, tem como objetivo “sensibilizar a comunidade para uma das causas dos atuais efeitos climáticos adversos registados no mundo”, avança a autarquia, em comunicado.

A iniciativa surge na sequência do projeto Águas Belas, que incentiva ao consumo da água da torneira, que é tão saudável e segura quanto qualquer água engarrafada.

O Município pretende, assim, evitar “o aumento da utilização do plástico e sensibilizar para o maior consumo da água da rede”, explica o vereador com o pelouro do Ambiente na Câmara da Nazaré, no qual se insere este projeto de sensibilização.

Para Salvador Formiga, citado no documento, “faz sentido consumir água da torneira e reduzir o consumo de água engarrafada ao estritamente necessário, tendo em conta a boa qualidade da água da rede e os impactes associados ao consumo excessivo de água engarrafada, sobretudo no que toca à produção de resíduos de plástico”.

A instalação artística é itinerante, pelo que poderá integrar ações dedicadas à educação ambiental e sensibilização da população para matérias relacionadas com o tema.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados