Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Marinha Grande

Jovens cabo-verdianos formados na Marinha Grande receberam diplomas

A cerimónia também incluiu a entrega de medalhas do 7.º CENFIM Skills e 5.º da Lusofonia, competições que reuniram 120 formandos dos 14 núcleos do CENFIM, além de participantes de Angola, Cabo Verde e Moçambique

Um grupo de onze jovens cabo-verdianos recebeu os diplomas de conclusão do curso de Operação e Programação CNC, resultado de um projeto dinamizado por meio de uma parceria entre o Município da Marinha Grande, o governo cabo-verdiano e CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica.

Na cerimónia, realizada no auditório do Centimfe, na sexta-feira, dia 7, com a presença de 300 pessoas, o, presidente da câmara, Aurélio Ferreira, enalteceu o impacto positivo desta parceria internacional: “Esta colaboração representa uma oportunidade única de desenvolver as capacidades técnicas e profissionais dos jovens cabo-verdianos, ao mesmo tempo que fortalece os laços entre as nossas comunidades”.

A formação no CENFIM “promove o emprego qualificado, reforça a competitividade das nossas indústrias e fomenta a inovação”, destacou.

A cerimónia também incluiu a entrega de medalhas do 7.º CENFIM Skills e 5.º da Lusofonia, competições que reuniram 120 formandos dos 14 núcleos do CENFIM, além de participantes de Angola, Cabo Verde e Moçambique.

Os concorrentes disputaram em 10 categorias profissionais, incluindo construções metálicas, desenho industrial CAD, eletromecânico industrial, maquinação CNC, manutenção industrial, mecatrónica industrial, prototipagem, refrigeração e ar condicionado, robótica industrial e soldadura.

O concurso CENFIM Skills, criado em 2010, pretende estabelecer critérios internos para selecionar os melhores candidatos em cada profissão, aproveitando o historial de participação do CENFIM nos Campeonatos Nacional, Europeu e Mundial das Profissões.

“A iniciativa destaca-se não apenas pela excelência técnica e profissional dos jovens cabo-verdianos, mas também pela demonstração de como as parcerias internacionais podem contribuir para o desenvolvimento socioeconómico e a capacitação de recursos humanos qualificados”, conclui o município em comunicado.


Secção de comentários

  • Xico disse:

    O povo português tem muito orgulho nos seus irmãos como se pode ver aqui..as vezes o pouco revela muito! Obrigado por em conjunto todos podermos evoluir. Que se acabem de uma vez por todas as tensoes sem fundamento!

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.