O areal da Praia da Vieira recebe este fim de semana a primeira etapa do circuito regional de andebol de praia. Poucos dias depois do feito inédito de Portugal no Mundial da modalidade, as piruetas e remates mais acrobáticos chegam agora às praias da região.
A primeira etapa será organizada pela SIR 1.º Maio, este sábado e domingo, dia 30, nos campos de jogos na zona norte (junto ao café Âncora).
Praia do Pedrógão (6 e 7 de julho), Paredes de Vitória (13 e 14 de julho), Praia do Pedrógão (20 e 21 de julho) e Nazaré (27 e 28 de julho) recebem as restantes etapas do circuito.
Numa competição que costuma animar em muito a atividade balnear, a região ainda está a saborear a conquista da medalha de bronze, na vertente masculina, no Mundial de andebol de praia, na China.
A seleção nacional, com os leirienses Rúben Serrano, Tomás van-Zeller, Francisco Santos e Simão Santos, quase todos com várias temporadas disputadas no circuito regional de Leiria, venceu a Alemanha, por 2-0, no jogo de acesso ao pódios e melhoraram a classificação de 2022 (10.º posição). ESta é a primeira medalha de sempre para Portugal em competições internacionais em andebol de praia, no escalão sénior.
Na competição feminina, Portugal sofreu uma derrota com Espanha, por 2-0, terminando a prova na sexta posição, mas ultrapassando também o resultado final da última edição (8.º lugar). As jogadoras Diana Roque e Helena Côrro integraram a convocatória da comitiva nacional que contou ainda com o médico João André Silva, o técnico Rui Medeiros, a fisioterapeuta Érica Balseiro e o diretor Mário Bernardes.
Com estas classificações, as duas seleções garantiram a qualificação para a 12.ª edição dos The World Games, que vão decorrer em agosto de 2025 na China.
Terminada a atuação das equipas seniores, é agora a vez da formação preparam o Europeu. Os campos de areia do AC Sismaria, em Leiria, e o Centro de Alto Rendimento da Nazaré receberam ontem, dia 26, e até amanhã, dia 28, as equipas nacionais sub16 feminina e masculina que vão competir, de 4 a 7 de julho, no Europeu, em Varna (Bulgária).
A participação portuguesa está a ser preparada ao detalhe, uma vez que um bom resultado para poderá abrir as portas dos Mundiais de 2025 a Portugal, um passo fundamental, já que essa competição irá apurar as equipas para os Olímpicos da Juventude 2026.
As convocatórias finais para o Europeu serão divulgadas após o estágio e a partida para a Bulgária está marcada para dia 1 de julho. Na seleção feminina, o técnico nacional Rui Medeiros chamou Madalena Prates, Nicole Brito, Matilde Domingues e Raquel Albuquerque, todas jogadoras da ASAL, enquanto o selecionador leiriense João Alcobia convocou o nazareno João Pescadinha.