A Fundação Serralves – Museu de Arte Contemporânea leva a partir de hoje ao Museu Leopoldo de Almeida, nas Caldas da Rainha, uma exposição dedicada à artista plástica Helena Almeida (1934-2018).
A inauguração acontece esta quarta-feira, 19 de junho, às 18 horas.
Segundo nota do Centro de Artes de Caldas da Rainha, “Helena Almeida – Habitar a obra” reflete aspetos centrais e momentos distintos do percurso artístico singular da artista, marcado pelo interesse pelo corpo, “o seu lugar central, e o seu encontro performativo com o mundo”.
Questionando disciplinas como a pintura, o desenho, a escultura e a fotografia enquanto mecanismos de representação da realidade, Helena Almeida destacou-se pela relação entre o próprio corpo e a obra que criou ao longo da carreira.
O local para apresentação das obras que integram a coleção da Fundação de Serralves foi escolhido devido ao simbolismo que comporta: o Museu Leopoldo Almeida, dedicado ao pai da artista plástica, Leopoldo Almeida (1898-1975) um dos principais nomes da escultura nacional, foi concebido à imagem do ateliê em que pai e filha trabalharam juntos.
A exposição está patente até 6 de outubro e tem entrada livre.