A obra de requalificação do Centro Escolar de Pataias, no concelho de Alcobaça, vai arrancar em julho, num investimento de 5 milhões de euros para acolher alunos dos pré-escolar ao 3.º ciclo de ensino, informou a Câmara.
O auto de consignação foi hoje assinado na biblioteca da escola, com a empresa Nova Gente, à qual caberão os trabalhos de requalificação e reconversão da Escola Básica 2/3 de Pataias no futuro Centro Escolar da vila do concelho de Alcobaça, no distrito de Leiria.
De acordo com a autarquia, trata-se de uma obra “essencial para que as crianças do norte do concelho tenham as mesmas condições e oportunidades de aprendizagem”, já que em causa está a requalificação de um edifício escolar com cerca de 40 anos.
A empreitada, orçada em cinco milhões de euros, contempla a requalificação dos quatro blocos existentes, a construção de um novo edifício para funções administrativas e de um auditório.
A obra, que a autarquia anunciou que arrancará em julho, passará ainda por “uma alteração significativa ao nível do local e da forma como se acede à escola”, passando os alunos, professores e pessoal não docente a entrar pelo “lado norte, de forma protegida em espaço coberto”, pode ler-se na informação disponibilizada pela câmara.
O edifício requalificado ficará igualmente “preparado para receber alunos e professores com dificuldades motoras, sendo que o acesso ao piso térreo é feito através de rampas”.
Está prevista uma área bruta de construção de 4.943,06m² que contempla um total de 32 salas de aulas distribuídas por três salas para o pré-escolar, 12 para o 1.º ciclo, oito para o 2.º ciclo e 12 para o 3.º ciclo.
O novo Centro Escolar de Pataias integra uma rede em que já estão construídos os Centros Escolares de Alcobaça, Benedita, Cela, Turquel e Alfeizerão.