Assinar
Saúde

Urgências de obstetrícia e pediatria de Leiria voltaram a fechar portas este fim de semana

Os dois serviços reabrem às 9 horas de segunda-feira, no Hospital de Santo André.

Mapa publicado esta semana pelo Ministério da Saúde altera a periodicidade de encerramentos registada desde o início do ano

Os serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia e de pediatria do Hospital de Santo André, em Leiria, estão de novo fechadas este fim de semana, sendo este o terceiro fim de semana do mês em que a situação se repete.

    O mapa de escalas de urgências, publicado na quinta-feira no portal do SNS para este fim de semana, indica que a urgência de ginecologia e obstetrícia está encerrada desde as 9 horas desta sexta-feira, devendo reabrir às 9 horas de segunda-feira, dia 24.

    As alterações afetam apenas o funcionamento da urgência ginecológica/obstétrica e do bloco de partos do hospital de Leiria, que integra a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL).

    Já a urgência de pediatra encontra-se encerrada desde as 9 horas deste sábado, reabrindo, como tem sucedido em semanas anteriores, às 9 horas de segunda-feira.

    Este novo mapa, que, segundo o Ministério da Saúde, será atualizado sempre que considerado necessário, altera a periodicidade de encerramento daqueles dois serviços de urgência em Leiria, que, desde janeiro, fechavam de 15 em 15 dias, devido à falta de recursos para garantir as escalas aos fins de semana e para evitar a acumulação e excesso de horas extraordinárias por parte dos médicos.

    No distrito, a medida afeta ainda o funcionamento da urgência geral do Hospital São Pedro Gonçalves Telmo, em Peniche, que encerra portas às 8 horas deste domingo, para reabrir às 8 horas de terça-feira, dia 25 de junho.

    “Os dados apresentados podem sofrer alterações decorrentes de constrangimentos inultrapassáveis”, refere ainda o mapa divulgado pelo ministério de Ana Paula Martins.

    Na semana passada, o Ministério adiantou que em breve será disponibilizada uma nova página interativa que será carregada diretamente pelos hospitais e que mostrará, a cada momento, o serviço de urgência disponível mais perto a que os utentes podem recorrer.

    “O Ministério da Saúde encontra-se em articulação permanente com a Comissão de Acompanhamento para encontrar soluções que ultrapassem os constrangimentos”, referiu ainda o gabinete de Ana Paula Martins, que reiterou a importância de os utentes ligarem sempre para a Linha SNS 24 (808 24 24 24) para triagem e respetivo encaminhamento clínico.

    As escalas podem ser consultadas no portal do SNS.

    Deixar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Artigos relacionados

    Subscreva!

    Newsletters RL

    Saber mais

    Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

    Artigos de opinião relacionados