Assinar
Música

Adriana Calcanhotto e uma grande cantata cénica entre as propostas do Cistermúsica

O festival de Alcobaça apresenta duas dezenas de concertos entre esta quinta-feira e 10 de julho. E também chega a Leiria.

A brasileira Adriana Calcanhotto atua este sábado no Claustro do Rachadouro, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel

Um clássico para todos é a máxima do Cistermúsica, que este fim de semana exercita bem a divisa com um leque bastante plural de espetáculos.

O festival de Alcobaça arrancou no fim de semana passado entre emoções díspares: por um lado, houve lotação esgotada na nave central do Mosteiro para o “Requiem”, de Fauré”; em contraponto, houve necessidade de adiar o concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa, devido às condições meteorológicas.

Entre esta quinta-feira e a próxima há 11 concertos agendados pelo Cistermúsica, com dois destaque especiais: este sábado, dia 6 (22h, 25 euros), Adriana Calcanhotto apresenta no Claustro do Rachadouro, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, o espetáculo “Errante”, na única data da artista brasileira em Portugal e fora de Lisboa este verão.

No domingo, dia 7 (21h30, 15 euros), um dos pontos altos do Cistermúsica deste ano leva à Cerca do Mosteiro de Alcobaça “Dom Garcia”, cantata de Joly Braga Santos, que teve estreia há 50 anos na primeira edição do festival Vilar de Mouros. Com libreto de Natália Correia e David Mourão-Ferreira, envolve 140 elementos, entre banda sinfónica, grande coro sinfónico, cinco solistas cantores e seis declamadores. O elenco integra a Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública, o Coro Sinfónico Lisboa Cantat e Leonor Seixas e José Raposo, entre outros.

Mas há mais para ouvir por estes dias no Cistermúsica: hoje, quinta-feira, dia 4 (21h30, 12 euros), o Ensemble Atena leva música barroca da Ibéria do século XVIII à Sacristia Manuelina, uma das joias do Mosteiro; sábado, dia 6 (18h, entrada livre), há Jazz no Bosque, no exterior do mosteiro, com o João Cabrita Trio; domingo, dia 7 (18h, entrada livre), o Grupo Vocal Olisipo celebra os 500 anos de Camões com canto e poesia no Mosteiro de Cós, outra preciosidade do património de Alcobaça; e no dia 10 de julho (21h30, entrada livre), o Cistermúsica promove a atuação do Coro do Orfeão de Leiria na Igreja Paroquial da Benedita.

Também no dia 10, o festival de Alcobaça chega a Leiria com “Change”, espetáculo de Elsa de Lacerda (violino) e Nathanaël Gouin (piano) no Centro de Diálogo Intercultural – Igreja da Misericórdia. São 11 cantos de luta que inspiram mudança, de Zeca Afonso a Billie Holiday (21h30, entrada livre).

Até dia 10 há outros espetáculos incluídos na programação, que podem ser consultada em www.cistermusica.com.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados