Neste ano letivo de 2024/2025, o Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde (AEDLA) desenvolveu atividades internacionais, no âmbito do Programa Erasmus+. Com o apoio atribuído, no âmbito do projeto de acreditação que o AEDLA obteve, foram desenvolvidas as seguintes atividades:
FORMAÇÃO – “Gestão de conflitos, inteligência emocional e prevenção do bullying” – decorreu de 19 a 24 fevereiro, em Barcelona, Espanha. Esta mobilidade envolveu 3 funcionários, um técnico do Gabinete de Apoio ao Aluno e Família e 2 assistentes operacionais. A formação abordou temáticas importantes como a educação emocional e o bullying.
MOBILIDADE ALUNOS – decorreu de 17 a 23 de maio, em Ourense, em Espanha, uma mobilidade de alunos que envolveu 6 alunos do 2.º e 3.º ciclos e 3 professores. Nesta mobilidade, conheceram o sistema de ensino espanhol e participaram em diversas aulas com turmas da escola. Paralelamente, puderam partilhar factos e pormenores da cultura portuguesa, assim como da nossa escola e cidade.
FORMAÇÃO – “Conceber o Positivo: Pensamento Positivo, Comunicação Positiva e Espaços Escolares Positivos” – decorreu de 13 a 17 de maio, em Barcelona, Espanha. Esta mobilidade envolveu 1 professora do 1.º Ciclo e 1 educadora. A formação abordou temáticas importantes como a educação positiva, a importância do humor e criatividade nas escolas, mindfulness, atividades práticas, etc…
MOBILIDADE ALUNOS – decorreu de 27 de maio a 1 de junho, em Bad Harzburg, na Alemanha, uma mobilidade de alunos que envolveu 6 alunos do 9.º ano, que frequentavam o Clube Ubuntu da Escola, e foram acompanhados por 1 professora e 1 psicóloga. A mobilidade permitiu que conhecessem o sistema de ensino alemão, tendo ainda a possibilidade de participar em várias aulas com turmas da escola. Em algumas turmas, procederam a uma apresentação da cultura portuguesa, bem como da nossa escola e cidade.
Neste projeto, que concluímos e que abrangeu o ano letivo 2023/2024, envolvemos 22 pessoas da comunidade educativa do AEDLA: 12 alunos, 7 professores e 3 assistentes operacionais. Esta experiência permitiu desenvolver mais competências ao nível da aprendizagem e do conhecimento de outras realidades e técnicas usadas noutros países. Para os alunos foi uma experiência essencial, no sentido em que para muitos foi a primeira vez que se deslocaram para um país estrangeiro. Estas atividades foram financiadas pelo programa Erasmus+ | Agência de Formação e Educação portuguesa.
A internacionalização do AEDLA tem sido uma peça essencial não só para melhorarmos a intervenção na área educativa, mas também para mostrarmos o bom trabalho que fazemos a outras escolas da Europa, que vem conhecer as nossas dinâmicas de trabalho.
Ao nível do acolhimento, em março deste ano, acolhemos 3 professores da Alemanha, que vieram ver como trabalhamos na área da educação especial, envolvendo nesse processo de acolhimento o Agrupamento de Escolas de Peniche e a Escola Secundária. Em abril, acolhemos 5 alunos e 3 professores da Alemanha que vieram participar em diversas aulas e partilharam a sua cultura e pormenores da sua cidade.
Em maio, acolhemos um professor do 1.º ciclo de Espanha, que veio acompanhar durante uma semana aulas no 1.º ciclo, tendo estado na Escola Básica do Filtro e na Escola Básica Velha, percebendo assim, as dinâmicas implementadas e ferramentas usadas neste nível de ensino.
Para 2024/2025, no âmbito do Programa Erasmus+, o AEDLA já está a preparar as várias atividades que dizem respeito ao envio e acolhimento de escolas parceiras.
Manuel Luís, Agrupamento Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde