As vizinhas “cidades cerâmicas” de Alcobaça e Caldas da Rainha vão acolher um dos maiores eventos mundiais dedicados ao sector da cerâmica. A 51.ª edição do Congresso da Academia Internacional de Cerâmica vai decorrer entre os dias 16 e 20 de setembro, sendo o primeiro da história a realizar-se em Portugal.
A edição de 2024 terá como tema “A Cerâmica no Mundo Mediterrânico: da Antiguidade à Contemporaneidade” e dará especial ênfase à azulejaria.
“Alcobaça posiciona-se uma vez mais na vanguarda da cerâmica acolhendo um evento de grande prestígio que dará enorme visibilidade a todo o sector nacional e regional”, sublinha o presidente da Câmara de Alcobaça, citado em comunicado.
Hermínio Rodrigues garante estar em “estreita coordenação” com a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC) e com o Município das Caldas da Rainha para “fazer deste evento uma montra internacional da nossa identidade enquanto território de cerâmica por excelência”, adianta o social-democrata.
O evento é promovido pela AptCVC e conta com o apoio dos municípios de Alcobaça e das Caldas da Rainha.
A iniciativa promete ser uma plataforma significativa para o intercâmbio de conhecimentos e para a promoção da cerâmica, reforçando a importância de Alcobaça e Caldas da Rainha como centros de excelência neste sector.
As inscrições para o congresso podem ser feitas aqui.