Assinar
Ansião

Construção de acesso desnivelado a parque empresarial em Ansião arranca em agosto

Empreitada é 100% financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência e tem um prazo de execução de 420 dias.

Vista do Parque Empresarial do Camporês, em Ansião

A construção do acesso desnivelado do Itinerário Complementar (IC) 8 ao Parque Empresarial do Camporês, em Ansião, distrito de Leiria, vai arrancar em agosto, revelou à agência Lusa a Infraestruturas de Portugal.

Segundo a empresa, a empreitada, de cerca de 4,7 milhões de euros e um prazo de execução de 420 dias, já foi adjudicada, prevendo-se o seu início em agosto.

Ainda de acordo com Infraestruturas de Portugal, para a execução da obra está prevista a expropriação de 25 parcelas, com a área global de 34.847 metros quadrados e um valor de cerca de 750 mil euros, sendo que os terrenos ficam disponíveis até ao final do mês.

A obra é financiada em 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

O concurso público para o acesso desnivelado do IC8 ao Parque Empresarial do Camporês foi publicado em Diário da República em 27 de abril de 2023, com um preço base de 7,5 milhões de euros, tendo fonte da Infraestruturas de Portugal adiantado nessa data que as obras estavam previstas iniciar até ao final desse ano.

Segundo o concurso, o investimento contempla a melhoria das acessibilidades ao parque empresarial e consiste na transformação da atual ligação ao parque, entre os quilómetros 65+600 e 66+800, de cruzamento de nível em nó desnivelado.

Numa informação enviada à Lusa em março de 2021, quando foi lançado o concurso público para a elaboração do projeto de execução, a empresa explicou que este visava “a criação de um acesso desnivelado da atual intersecção do IC8, criando uma ligação mais eficiente e segura, de e para o Parque Empresarial do Camporês”.

“A concretização deste acesso irá assegurar às empresas ali instaladas um acesso direto e mais rápido ao IC8, que se constitui como um importante eixo rodoviário transversal ao país”, ligando o litoral, pela Autoestrada 17 na Figueira da Foz, à zona de fronteira com Espanha através Autoestrada 23.

Esta intervenção integra o Programa Nacional de Investimentos 2030 e tem como objetivo o desenvolvimento da segunda fase do Programa de Valorização das Áreas Empresariais, de melhoria das acessibilidades rodoviárias às zonas industriais e áreas empresariais, para o reforço da competitividade das empresas, o aumento das exportações e potenciar a criação de emprego nestas regiões.

A criação de um acesso desnivelado ao Parque Empresarial do Camporês e a requalificação do IC8 têm sido objeto de várias recomendações por parte de diversos partidos na Assembleia da República.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.