O casamento real de D. Dinis com Isabel de Aragão é recordado em “Entre rosas e espinhos”, o tema do Mercado Medieval de Óbidos, que começa esta quinta-feira, prolongando-se até 28 de julho. Mais de 40 grupos de música medieval, alguns com projeção mundial, e teatro imersivo, animação de época, palestras, artesanato e gastronomia compõem a programação deste ano.
Como destaque entre os muitos convidados surge Els Berros de la Cort, um grupo que chega de Girona, Espanha, com “um som poderoso e festivo e um repertório vibrante de adaptações medievais”, desde música milenar a melodias do norte e do sul da Europa e música pagã e religiosa.
Na música ainda, aguarda-se também a dupla atuação dos portugueses Albaluna, que se inspiram no Mediterrâneo e na herança cultural ibérica. Tropelias, malabarismos, caricaturas e boa disposição serão serviços por grupos como os “Jenus”, “Os Almeida”, “Safaneta” ou “Saltimbanco da Charneca”.
Pensado para público com várias idades e interesses, o Mercado Medieval de Óbidos convida também a enriquecer conhecimentos em duas palestras na Igreja de S. João de Mocharro: “A heráldica portuguesa na época de D. Dinis”, no sábado, por Miguel Metelo de Seixas, e “Isabel de Portugal: o poder, a vontade e a misericórdia”, no dia 27, com Maria Filomena Andrade.
O Mercado Medieval de Óbidos arranca esta quinta-feira, dia 28, às 17 horas, com cortejo de receção dos reis a partir da escadaria de São Tiago a partir das 18 horas.
A programação detalhada está disponível online, em mercadomedievalobidos.pt.