Há 41 praias costeiras e fluviais na região de Leiria, uma delas no concelho de Ourém, para desfrutar até meados de setembro. A maioria tem vigilância e não faltam bandeiras que atestam a qualidade das águas e dos areais.
No total, 35 praias somam 71 galardões, estando ainda em avaliação a atribuição da bandeira Praia Acessível à do Poço da Corga, em Castanheira de Pera, galardão já hasteado em 13 praias.
De resto, 22 zonas balneares foram este ano contempladas com a Bandeira Azul, mais uma do que no ano passado, tendo a lagoa de Ervedeira, em Leiria, sido distinguida pela primeira vez.
O selo “Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus, foi entregue este ano a 29 praias da região (menos duas do que no ano passado), enquanto a associação Zero classificou sete águas balneares com estatuto “Zero Poluição” (mais uma).
Feitas as contas, há mais duas praias a ostentar este ano os quatro galardões. À do Salgado, na Nazaré, e da Foz do Arelho mar, em Caldas da Rainha, somam-se as do Osso da Baleia (Pombal), e a Praia do Pedrógão centro (Leiria).
Não obstante a maioria das praias ser vigiada, os veraneantes são aconselhados a respeitarem a sinalização relativa ao estado do mar e as recomendações dos nadadores-salvadores.
Regras para quem vai à praia
Para quem for a banhos, a legislação, datada de 2012, impõe ainda várias regras no âmbito da regulamentação dos planos de ordenamento da orla costeira (POOC). Com o início da época balnear, as capitanias voltaram a publicar um edital de praia com a lista de atividades interditas e sujeitas a contraordenação.
Segundo o aviso, não se pode usar colunas para ouvir música alta, suscetível de incomodar outras pessoas. Também não são permitidos jogos de bola fora das áreas afetas a esses fins, pelo que é proibido jogar entre toalhas, dita a lei, que não menciona qualquer exceção relativa à idade dos veraneantes.
É também proibido acampar fora dos parques de campismo, não sendo permitido montar tendas no areal, nem fazer fogueiras.
Deixar lixo em qualquer local é condenável, incluindo na praia, onde o abandono de resíduos, objetos de vidro ou material contundente fora dos contentores está também sujeito a coima.
Diz ainda a lei que é proibida a circulação e permanência de animais fora das zonas autorizadas, exceto cães de assistência treinados ou em fase de treino, devidamente certificados, para acompanhar, conduzir e auxiliar pessoas com deficiência.