É uma liderança que se repete: a Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, em Maceira, Leiria, mantém a liderança do ranking regional dos exames nacionais do secundário realizados em 2023.
Os dados foram divulgados esta noite. Há um ano, a escola de Leiria fora 62º a nível nacional. Desta feita subiu para o 49º lugar, sendo a sexta escola pública mais bem classificada no país.
De acordo com a análise divulgada pelo jornal Público, a Henrique Sommer consegue 13,46 valores de média nos exames, com 114 provas. Em segundo lugar no distrito e em 69º lugar nacional, surge a Escola Secundária Raul Proença (Caldas da Rainha) e, em terceiro, está a Escola Secundária Domingos Sequeira (Leiria), em 71º lugar no país.
A nível nacional, o ranking é liderado pelo Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto e a Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (Lisboa), em 27º lugar, é a escola pública mais bem classificada.
No distrito de Leiria, o quarto posto (75º nacional) é assegurado pela Escola Básica e Secundária Rainha Santa Isabel (Leiria). Seguem-se o Colégio João de Barros (Pombal, 124º no país) e a Escola Secundária da Batalha (152º no país). Em sétimo posto está a Escola Secundária Josefa de Óbidos (Óbidos) com o 193º lugar no país. Em oitavo surge a Escola Secundária Rodrigues Lobo (195º posto); a Escola Secundária D. Inês de Castro (Alcobaça, 204º) é nona e o top dez encerra com a Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (Leiria, 213º do país).
Contabilizando igualmente os resultados do concelho de Ourém, destacam-se o Centro de Estudos de Fátima (138º a nível nacional) e a Escola Secundária de Ourém, em 227º lugar nacional.
O Externato Cooperativo da Benedita (Alcobaça) em 439º lugar no país, a Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos em 455º e a Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Melo (Ansião) em 502º, são as escolas do distrito na cauda do ranking que, todavia, não contempla os estabelecimentos com menos de 54 provas realizadas.